Quem sou eu

Nasci no Recife, em 1954. Filho de José Pacífico e Tereza Maciel, sou o mais velho de cinco irmãos. Morei grande parte de minha vida no bairro de Jardim São Paulo, até me mudar para o centro da cidade. Casei com Cleide Queiroga, com quem tive três filhos. Fiz curso técnico em telecomunicações pela Escola Técnica Federal de Pernambuco e sou formado em geografia pela Universidade Federal de Pernambuco.

Foi a formação em telecomunicações que me abriu as portas para ingressar na Embratel, em 1974. Mas a minha vida política só teve início em 1987, quando me tornei presidente da Associação dos Empregados da Embratel/Recife. Já nesse ano, realizamos uma das mais significativas greves na empresa, contra a privatização das comunicações de dados via satélites. A ação ficou conhecida como a Greve da Vicon. Em 1988, me filiei ao PT, ainda quando da campanha de Humberto Costa à Prefeitura do Recife. Compus, com outros companheiros, um comitê dos trabalhadores da Embratel da campanha de Lula na eleição de 1989.
Em 1990, fui eleito dirigente do Sindicato dos Trabalhadores em Telecomunicações de Pernambuco – Sinttel-PE –, tendo atuando, ainda, como coordenador geral da instituição. Em 1991, fui eleito dirigente da Federação da categoria, a Fittel, função na qual permaneci por dois mandatos e meio.
Um dos principais focos da minha atuação sindical foi a Política de Telecomunicações. Atuei na Constituinte, em defesa do monopólio estatal das telecomunicações, em 1988, e, como dirigente da Fittel, coordenei a Comissão Nacional de Política de Telecomunicações – CNPT. Depois da privatização, procuramos interferir na política tarifária injusta, aprovada pela Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) e na expansão da área de cobertura e na qualidade da oferta de serviços. Também atuei na defesa da saúde dos trabalhadores, especialmente as telefonistas, e nas negociações dos acordos coletivos da categoria, tanto no nível local como integrando a Comissão Nacional de Negociação junto à Telebrás e a Embratel.
Com a eleição de João Paulo para a Prefeitura do Recife, fui convidado para compor a equipe de governo. Atuei como assessor especial do prefeito e chefe da assessoria. Integrei a equipe da Prefeitura que trabalhou, junto com o Governo do Estado, a implantação do Plano do Complexo Turístico Cultural Recife-Olinda. No segundo mandato de João Paulo, fui nomeado coordenador de Gestão Estratégica. Junto com minha equipe, implantei um sistema de monitoramento das grandes obras do governo municipal e uma base de dados dos resultados alcançados para subsidiar as publicações, além de atuarmos na elaboração do Plano Plurianual (PPA) e suas revisões anuais e na Lei do Orçamento da Administração - LOA.
No final do governo João Paulo, assumi a coordenação do Plano de Aceleração do Crescimento (PAC-Recife), função na qual fui mantido pelo prefeito João da Costa. Tenho atuado junto a diversos órgãos internos da PCR, à Caixa Econômica Federal e ao Minstério das Cidades, procurando ajudar num melhor fluxo de documentos, informações e recursos, com o objetivo de viabilizar a execução das obras. Estruturei um sistema de monitoramento semanal das obras do PAC, especialmente na Bacia do Beberibe. Atualmente, represento a Prefeitura junto ao Conselho do Porto Digital e ao Conselho de Autoridades Portuárias - CAP, do Porto do Recife.

Nenhum comentário:

Postar um comentário