terça-feira, 13 de novembro de 2018

Quando a vida faz todo o sentido


Hoje acordei pensando em meus pais. Em minha mãe mais precisamente, já que há pouco mais de 2 anos nos deixou. E me recordei, com amor e carinho, a oportunidade que ela nos deu de podermos cuidar dela quando o tempo foi lhe tirando as condições de cuidar de si mesmo. Que experiência humanizadora.
A tarefa não foi fácil. Como, tenho certeza, não foi fácil a tarefa que eles tiveram para cuidar de mim nos anos dá minha vida em que o tempo ainda não me houvera dado as condições de vivier por mim mesmo. Cresci como pessoa humana vivendo aquela experiência que, acima de tudo me ensinava que aquilo que o tempo nos dá a partir do nosso nascimento, o tempo nos leva de volta até o dia do nosso suspiro final.
A visão e compreensão do mundo, que fomos conquistando quando ainda mal dominávamos o sentir a luz, vai aos pouco se esvaindo, a vista embotando, e a própria compreensão das coisas embotando junto, com o cansaço do nosso cérebro. Os movimentos, a audição e, até, nossa capacidade de fala e mesmo coordenação motora.
Se no começo, graças ao amor e ao carino dos nossos país atendemos nossas necessidades mais básicas, como comer e defecar. Agora chegou a nossa vez de os ajudá-los também nesses momentos. É claro, que, como no início da nossa existência eles precisaram de ajuda, agora também precisaremos de ajuda, para darmos conta da nossa tarefa. Mas, se toda ajuda é bem vinda, inclusive de profissionais pagos, nada substitui nosso envolvimento. Nem para eles, nem para nós.
E nos momentos finais, quando eles foram apenas uma doce e prazerosa lembrança em nossos corações, nada será mais gratificante do que a certeza de que vivemos aqueles momentos de forma tão intensa. Eu ainda tive a oportunidade de nos momentos finais da minha mãe, poder recostar-me em seu peito e dizer-lhe numa única palavra que me ocorreu, toda a minha emoção e gratidão de ter nascido seu filho. Mãe, eu te amo muito. E essa memória é um daqueles tesouros que agente guarda lá no fundo do nosso coração e conosco ficará até o final dos nossos dias.
Portanto, não deixe de cuidar das pessoas que você ama, quando a vida lhes der essa oportunidade. Esse é significado maior da vida. Tudo o mais passa.

Um comentário: