sábado, 27 de junho de 2020

Balcks Lives Matter é uma ONG (2013) que recebeu recursos da Fundação Ford

 A Black Lives Matters é uma ONG

Numa das entrevistas dadas pelo Jornalista Pepe Escobar à TV 247, chamou a atenção dois fatos relevantes: O Black Lives Matter, palavra de ordem qu invadiu as ruas das cidades norte-americanas, como desdobramento da violência policial contra a população negra, naquele país, e que teve como gatilho a morte de George Floyd,é uma ONG fundada desde 2013, e recebeu US$ 100 milhões da Fundação Ford, ligada ao capital conservador. O link da ONG está acima.
No site da Fundação Ford conhecemos, no texto abaixo, a linha política que estaria por trás da doação e, como em 2016, quando ela ocorreu, já se lutava pelas mesmas bandeiras que hoje o povo americano luta.

Por que “Black Lives Matters” para a filantropia


Vivemos tempos ansiosos, muitas vezes assustadores. No início deste mês, as mortes de Philando Castile e Alton Sterling provocaram uma nova rodada de protestos públicos contra a mistura tóxica de racismo, hipermasculinidade e violência estatal que tirou a vida de muitos homens e mulheres negros e pessoas de cor nos EUA. . Em um protesto em Dallas, um atirador solitário matou cinco policiais - Lorne Ahrens, Michael Krol, Michael J. Smith, Brent Thompson e Patrick Zamarripa. Vimos tentativas redutivas de enquadrar os assassinatos em Dallas como um confronto entre manifestantes e policiais, mas isso obscurece os princípios democráticos mais importantes em jogo: os policiais morreram enquanto protegiam o direito à liberdade de expressão e aos protestos pacíficos, e estão inexoravelmente ligados para Philando Castile e Alton Sterling.

Esses eventos - somados a muitos outros, incluindo os assassinatos fatais de três policiais em Baton Rouge na manhã de domingo - têm o potencial de aprofundar a empatia e o entendimento entre os americanos ou nos dividir ainda mais acentuadamente em termos de raça, etnia e gênero. . É por isso que agora é a hora de aguardar e ampliar movimentos enraizados em amor, compaixão e dignidade para todas as pessoas. Agora é a hora de pedir o fim da violência estatal direcionada às comunidades de cor. E agora é a hora de advogar pelo investimento em serviços públicos - incluindo, mas não limitado a, reforma da polícia - juntamente com educação, saúde e emprego nas comunidades e para pessoas que historicamente tiveram menos oportunidade e acesso a todas essas coisas.

É por isso que apoiamos o “Black Lives Matters”

Novas vozes e liderança para um novo movimento de direitos civis

Liderado em grande parte por jovens mulheres e homens negros, imigrantes negros e pessoas de cor esquisita, o “Black Lives Matters” forjou uma nova conversa nacional sobre o intratável legado de racismo, violência estatal e negligência estatal de comunidades negras nos Estados Unidos - uma conversa fundamentada nas próprias experiências dessas comunidades. O movimento tem sido reativo e estratégico, defendendo injustiças e desigualdades e, ao mesmo tempo, oferecendo uma visão de um futuro mais novo e brilhante, em que o governo é responsável e as comunidades têm os recursos necessários para prosperar.

Moldados por uma compreensão ampla e sofisticada da interação de múltiplas identidades, raça e poder nos EUA, os líderes desse movimento descentralizado são ágeis e conectados em rede. Eles trazem habilidades hábeis de comunicação estratégica e advocacia ao seu trabalho. E eles têm uma compreensão inata de como a tecnologia pode ser uma ferramenta para a mudança social. Essa liderança opera em relação a organizações de direitos civis e justiça social mais estabelecidas e facilmente identificáveis, transcendendo suas fronteiras.

Ao fazer isso, essas novas vozes conseguiram fazer o que antes era considerado impossível: colocaram um foco constante na importância da vida dos negros.

O que a filantropia pode fazer - e aprender

O "Black Lives Matters" criou uma oportunidade para a filantropia ver e aprender com formas novas e dinâmicas de liderança e infraestrutura de justiça social. Para apoiar e financiar esse movimento próspero, a própria filantropia teve que se adaptar. Enquanto isso, os líderes mantêm as boas intenções dos doadores sob controle com lembretes sinceros de como a filantropia pode prejudicar um movimento, bem como de como pode ajudar. Ouvir e aprender é fundamental para a abordagem da Ford, pois nos esforçamos para ser um financiador de justiça social atencioso e eficaz neste momento crítico.

Em parceria com a Borealis Philanthropy, o Movement Strategy Center e a Benedict Consulting para fundar o Black-Led Movement Fund, a Ford fez investimentos de seis anos nas organizações e redes que compõem o Movement for Black Lives. Também procuramos complementar o importante trabalho de aliados filantrópicos, como a Fundação Hill-Snowden, Solidaire, a Fundação NoVo, a Associação de Executivos da Fundação Negra, o Grupo de Financiadores de Bairro - Financiadores da Justiça, Doadores Anônimos e muito mais. À medida que continuamos nos engajando e aprendendo com o movimento, estamos ansiosos para aprofundar e expandir essa comunidade de financiadores da justiça social. Queremos nutrir experiências ousadas e ajudar o movimento a construir uma infraestrutura sólida que lhe permita florescer. Ao fazê-lo, acreditamos que é essencial que nosso financiamento não dite ou distorça o trabalho em andamento.

Forneceremos apoio de longo prazo ao "Black Lives Matters", para que esses líderes e organizações visionárias possam continuar a cultivar e manter um movimento de jovens mulheres e homens negros que estão ultrapassando os limites estabelecidos enquanto procuram cumprir a promessa de igualdade e justiça para todos. É isso que a democracia precisa para funcionar - e é o que o “Black Lives Matters”está fazendo.



Tradução do tradutor Google

Em 27/06/2020

https://www.fordfoundation.org/ideas/equals-change-blog/posts/why-black-lives-matter-to-philanthropy/

Nenhum comentário:

Postar um comentário